quarta-feira, 6 de maio de 2009

Verdadeiro Adorador



A adoração é o centro do grande conflito - no universo e na sua vida.
Texto do Pr. Hudson Oliveira (my husband).
É um pouco extenso, mas de conteúdo profundo.
Se você separar um tempo pra ler, vai fazer diferença na sua adoração daqui pra frente.



Tenho orado e pedido a Deus entendimento para compreender algumas coisas as quais parece que a bíblia se omite ou simplesmente prefere não comentar nada acerca. Isso deixa em nós, às vezes, uma sensação de impotência perante algumas perguntas que vão surgindo na mente dos que nos rodeiam e que vêem em nós, a ajuda para compreensão.

O pós-modernismo trouxe consigo o questionamento. Não que isso não existisse antes, mas, nos últimos anos tem se intensificado. Isso resultou à igreja uma falsa religiosidade, onde o importante é sentir Cristo. Na busca pelo relacional, saiu de cena um aspecto muito importante: o cristão esqueceu que não basta sentir Cristo, mas é preciso viver Cristo.

A pergunta antes feita com freqüência: “Será que Cristo faria isso?” foi esquecida, quando não é ridicularizada por zombadores que, supostamente encontraram a verdade, e preferem achar que Deus não se importa com o que fazemos ou deixamos de fazer.

Alguns alegam que estamos “debaixo da graça”, o que não é mentira. Mas, talvez o que nos falta é a compreensão do sentido de Graça. No dicionário existem várias definições para este termo. Dentre elas, esta é a mais significativa: Dom sobrenatural, socorro espiritual concedido por Deus para conduzir as criaturas à salvação, para a execução do bem e para a santificação. (Dicionário interativo)

Essa definição ajuda-nos a compreender exatamente o designo de Deus. A forma como a mesma termina mostrando o propósito redentivo do Criador, que o homem se santifique e molde seu caráter. Somos, portanto, conduzidos por Deus para a santificação mediante o poder dEle.

Tem-se buscado efetivamente um culto emocional, mostrando as lágrimas como representantes claros de um coração contrito. mas até onde isso é o correto?. Na verdade esbarramos numa outra questão, extremamente importante: Qual é o objetivo do culto? Se ele serve como somente atrativo para o ser humano, o Senhor, é o centro do culto, é esquecido.

O culto deixou de ser visto como um momento na presença do Mestre, passando a ser um grande encontro sócio-cultural, onde o último objetivo é fazer a vontade de Deus.

Isaías 6:2-5 diz:

2 Serafins estavam por cima dele; cada um tinha seis asas; com duas cobriam os seus rostos, e com duas cobriam os seus pés, e com duas voavam. 3 E clamavam uns aos outros, dizendo: Santo, Santo, Santo é o SENHOR dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória. 4 E os umbrais das portas se moveram à voz do que clamava, e a casa se encheu de fumaça. 5 Então disse eu: Ai de mim! Pois estou perdido; porque sou um homem de lábios impuros, e habito no meio de um povo de impuros lábios; os meus olhos viram o Rei, o SENHOR dos Exércitos. Almeida Corrigida e Revisada Fiel (1994)

Aí está o verdadeiro sentido de culto, onde o respeito e o amor a Deus são demonstrados. Encontramos os Serafins na presença de Deus, e o texto é claro o suficiente para mostrar a posição do verdadeiro adorador: na presença do Senhor do Universo. O que encontramos por aí hoje não tem a ver com culto ao Senhor, e sim, em favor dos desejos dos corações de pretensos cristãos, para saciar sua falta de uma vida carnal oferecida pelo mundo. Voltamos então à questão: “Qual é o objetivo do culto”?

Temos andado distantes do ideal de adoração e de culto. Não devemos nos enganar pensando que isso é um problema recente, como já foi dito antes, isso se intensificou. Porém, temos desde o Édem problemas relacionados com a busca do homem em saciar seus desejos e sua curiosidade. Fato é, que temos andado tão distantes de Deus, que nos perdemos mesmo buscando encontrar o verdadeiro sentido de adorar.

O texto de Paulo aos Romanos mostra o sentido completo da adoração oferecida a Deus: Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. Romanos 12:1

Nosso corpo deve ser um culto a Deus, portanto, precisamos entregar a Ele não somente o que temos de melhor, pois Caim quis fazer isso, mas entregar a Ele o que nos foi pedido. Caso contrário, estamos mostrando a Deus que damos mais importância a nosso prazer que ao Senhor.

O homem tem crido conhecer a Deus através destes “cultos relacionais” e, com isso, escondem-se atrás da armadura de cristão. Mas continuam sem conhecê-Lo verdadeira e profundamente, uma vez que não fazem questão de se transformar mediante o que Cristo deixou como sendo o caminho até o Pai.

Conhecer a Deus é importante, mas temos que lembrar que Satanás também O conheceu. Sentir Cristo é importante, e o Diabo O sentiu no deserto da tentação. Porém, o que fez a diferença é que ele não quis viver Cristo.

Muitos tem supostamente conhecido e sentido Cristo, mas preferem não viver Cristo, e caem no mesmo erro de Satanás.

O convite de Deus é que nos entreguemos como sacrifício e culto racional. Por isso a importância de conhecer a Deus para nos relacionarmos com Ele de maneira adequada, conservando e praticando, em nossos cultos e diariamente, os valores que Deus instituiu para o seu povo Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus. I Coríntios 10:31.


Um comentário:

Pr. Yuri Marques disse...

muito bom o texto, na verdade foi uma meditação profunda... fiquei orgulhoso

Postar um comentário