segunda-feira, 4 de maio de 2009

Livres



Liberdade. Uma palavra geralmente pouco associada a Deus e ao cumprimento da Sua lei. É natural pensar assim. O Mundo pensa assim e até o pedacinho de terra do Mundo que existe dentro de mim às vezes me faz pensar assim.

Mas, na lógica do Criador – o pensamento ao contrário – o Mundo é que ainda não aprendeu a ser livre. Por que está preso a horas, dias, anos finitos. Está preso a morte que engole as esperanças. Está preso a um fim que se esquece de enxergar e a tantos caminhos que só levam a ele.

O Mundo é escravo do pecado e os olhos presos ao mundo têm buscado a liberdade do jeito errado, no lugar errado... Mas não é sobre a escravidão do pecado que quero falar. É sobre a escravidão da lei.

Sim, sobre a escravidão da lei.

No capítulo 3 de II Coríntios, Paulo fala sobre os escravos da lei: aqueles, que guardavam a lei “com um véu sobre os corações”. Um véu sobre o meu coração me impede de colocá-lo naquilo que estou fazendo, me impede de amar quem me pediu que o fizesse e de entender as bênçãos que esse pedido carrega.

O povo de Israel estava acostumado a guardar os mandamentos de Deus com um véu no coração (falei sobre isso aqui). Eles estavam com medo, por que conheciam o poder de quem lhes dera a lei, e o medo tornou-se o motivo para obedecer. Eles só sabiam agir como escravos. Eram escravos há várias gerações e não souberam amar o Deus que os libertou do Egito. Não quer dizer que eles não estivessem livres, eles só não enxergavam a liberdade.

Hoje, sem deserto, sem êxodo, sem monte Sinai ou tábuas de pedra, eu posso ser escravo da lei? Posso. Posso guardar todos os mandamentos, mas proteger meu coração com o véu que me impede de receber as bênçãos da lei. Então, serei uma pessoa exemplar, serei admirada pela igreja e ninguém vai falar mal de mim... Mas serei infeliz, por que não vale nada (I Cor. 13). É inútil nesta vida, é inútil para a eternidade.

Não é fácil enxergar o Pai de amor na lei, por que estou acostumada à escravidão e acho que até gosto dela, por que é a condição em que nasci. Os judeus, homens "livres", pediam a Moisés: “ Nos leve para o Egito, lá temos carne, blá blá blá...”.

O escravo vê a liberdade onde estão as correntes, por que nasceu atado a elas. Por isso o Mundo não sabe ser livre e por isso muitos guardam a lei com o coração longe dela.

Em Cristo, o véu do medo foi removido e não tenho mais motivo pra ser escravo de nada. Sou livre do pecado e sou livre na lei.

Deixe que Ele rasgue o véu que te separa dEle... e seja livre.


...

Ora, O Senhor é o Espírito; e, onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade. E todos nós, com o rosto desvendado, contemplando como por espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito.” II Cor. 3: 17 e 18

3 comentários:

cândido gomes disse...

liberdade.. todos nascemos livres tão somente para decidir de quem seremos escravos. bom é poder servir aquele que já não nos chama servos, mas amigos. obrigado pela inspiração. beijão.

Eriany Uchôa disse...

Deus não quer nenhum grande esforço de nós....Com o tempo, quando compreendemos que a lei é para nosso próprio bem (já que gostamos tanto de pensar em nós mesmos) e que passamos a olhar por esse ângulo que a Érika colocou...tudo vira uma coisa lógica e é mais fácil fazer a vontade de Deus...

Unknown disse...

Mais um comentário unutil.. é.. acho q eram os hebreus q falaram da carne e blá blá blá pq naquela época depois da libertação do egito não havia judeus e sim hebreus..

Postar um comentário